quinta-feira, 3 de maio de 2012

ARTIGO "FAÇA JIU-JITSU SE FOR MULHER!"

Artigo sobre Jiu-Jitsu da Prof Gisele (Confiance Jiu-Jitsu Joinville/SC) é destaque no Portal em Forma!
CONFIRA!


http://www.portalemforma.com.br/dicas-de-treino/faca-jiu-jitsu-se-for-mulher/17148


Faça Jiu Jitsu se for mulher!

Compartilhar:
por Instrutora Gisele Krüger
Olímpia Confiance Jiu-Jitsu
giselekjj@gmail.com
Atualmente, com a disseminação da informação através das mídias (tv, internet, revistas), os esportes de luta ganharam mais credibilidade e adeptos, principalmente pela busca do bem estar com foco nasaúde. Mas se você está pensando que os adeptos a este tipo de esporte é somente o público masculino, está muito enganado!
Após décadas cuidando dos lares, filhos e maridos, as mulheres tornaram-se iguais perante a sociedade, agregando funções profissionais que antigamente eram exercidas somente pelos homens, como direção de empresa, política, entre outros cargos de elevado poder.
Barreiras e demais tabus quebrados, hoje os tatames são procurados  por aquelas, que na visão de muitas pessoas ainda são sensíveis, frágeis e belas…AS MULHERES!
HISTÓRIA DO JIU-JITSU
O Jiu-Jitsu surgiu há aproximadamente 2500 anos, criados por monges budistas (provo franzino e nômade) através da necessidade de se defender dos saques constantes de outros povos sem fazer o uso de armas (prática proibida para o povo Budista). Através desta necessidade, o povo Budista criou um sistema de defesa através do estudo de movimentos dos animas e da força da alavanca, permitindo que um individuo bem mais fraco derrotasse o outro mais forte e mais pesado.
A palavra Jiu-Jitsu em japonês para o português significa  , “suavidade”, “brandura”, e jutsu, “arte”, “técnica” –  em sua totalidade significa “Arte Suave”No jiu-jitsu usa-se a força do seu adversário contra ele através do equilíbrio e alavanca. As técnicas de jiu-jitsu possibilitam que um indivíduo menor possa vencer seu oponente no chão através das técnicas de chaves sobre as articulações,  estrangulamento e pressão fazendo com que o seu oponente desista da luta.
Em Joinville, o Jiu-Jitsu surgiu há aproximadamente 18 anos, com a chegada do Prof. Fabio Cury (RJ). Com o retorno do Prof. Fabio Cury ao Rio de Janeiro, a prática do jiu-jitsu em Joinville ficou sob o comando do seu aluno mais velho, o Prof Allan Bastos. Na época, o Prof. Allan tornou-se um dos precursores do Jiu-Jitsu em Joinville por ramificar os ensinamentos desta luta para outros cidadãos joinvilenses, que com o passar do tempo, também tornaram-se professores de jiu-jitsu.
A FRAGILIDADE DA MULHER E A DEFESA PESSOAL – EFICÁCIA DO JIU JITSU
A preparação da mulher inicia-se principalmente pela energia mental “eu posso! eu consigo! Comparadas ainda com o povo Budista (franzinos e frágeis) a mulher é vista ainda como frágil, sensível, sem força. Um aviso: esse é nosso charme, e é para que possamos utilizar nossa energia aonde queremos! Sendo assim, temos no jiu-jitsu a oportunidade de praticar um esporte saudável, e ganhar saúde consequentemente.
As técnicas utilizadas no jiu-jitsu (chaves sobre as articulações, estrangulamentos e pressões) podem ser feitas por mulheres, sem limites de idade! Durante as aulas de jiu-jitsu, em sua base, permitirá as alunas o conhecimento necessário para se defender contra as situações comuns de agressões físicas e aplicação de suas defesas, como agarrões; puxões, pegadas e empurrões no corpo, roupas e cabelo; gravatas; escapando de um agressor que está entre as pernas (estupro) e sentado em cima do peito; abraços por cima dos braços pela frente e costas; defesa de tapas e socos além de finalizações e golpes traumáticos.
O jiu-jitsu é perfeito para a mulher: se o objetivo é se defender: FAÇA JIU-JITSU! Se o seu objetivo é perder peso e definir o corpo: FAÇA JIU-JITSU! Ou quer melhorar a saúde, elevar a auto-estima, melhorar sua flexibilidade e força:  JIU-JITSU É PARA VOCÊ!
Os benefícios para a prática de Jiu Jitsu são numerosos! Entretanto podemos destacar:
  • Aumento da Auto-Estima
  • Segurança e Auto-Controle
  • Concentração
  • Disciplina
  • Coordenação Motora e Equilíbrio
  • Agilidade
  • Auto-confiança
  • Redução de Estresse e Depressão
  • Melhora na aparência (liberação de hormônios produzidos pelo corpo)
E ainda fisicamente:
  • Perda de Peso (queima de calorias e redução de medidas)
  • Flexibilidade
  • Tonificação Muscular
  • Melhora na Circulação e funções Cardíacas e Pulmonares, Colesterol e Diabetes
  • Melhora na qualidade do Sono
PRECONCEITOS E TABUS
Hoje a mulher busca o equilíbrio de um dia agitado de trabalho ou de sua casa através da prática de um esporte. A visão de que esportes de luta são somente para homens ainda gera preconceitos e tabus.
Esses preconceitos e tabus surgem muitas vezes de pessoas, e até mesmo mulheres desinformadas sobre o assunto, ou até mesmo por acreditar que quem luta se torna menos feminina. Diversas pesquisas demonstram que por unanimidade entre os especialistas, ainda que pratique um esporte de lute a mulher não perde seus atributos de feminilidade.
As práticas de lutas propiciam o desenvolvimento do corpo (delineado e em forma) e da mente (segurança) são fatores que contribuem para o aumento da auto-estima.  Além disso, com a prática de exercícios o corpo libera hormônios que auxiliam no sistema imune, diminui a TPM, cólicas e retarda a menopausa.
A AULA DE JIU-JITSU
Para ingressar na aula de jiu-jitsu a praticante deverá ter força de vontade para dar o primeiro passo e procurar uma academia próxima a sua casa. Para fazer as aulas de jiu-jitsu não há limites de idade!
Após verificar-se a vontade e a dificuldade de adaptação das mulheres em treinar jiu-jitsu em uma aula mista, foi criado uma Turma Exclusiva de Jiu-Jitsu para mulheres. As aulas são ministradas pela Prof. Gisele (1ª Instrutora de Jiu-Jitsu feminino na cidade, Campeã Sulamericana e Sul-Brasileira na modalidade).
Em Joinville, as Aulas para a Turma Exclusiva de Jiu-Jitsu para Mulheres são realizadas na Associação Olímpia de Artes Marciais (giselekjj@gmail.com ou 3028-6669).
LEMBRE-SE: O Jiu-Jitsu tem como base a DEFESA PESSOAL, onde através do uso de alavancas o mais fraco poderá vencer o adversário muito mais forte e pesado usando o peso e a força de seu adversário contra ele mesmo apenas com a técnica, por isso é perfeito para as mulheres.
Quer ganhar saúde e ao mesmo tempo praticar um esporte que te dará segurança, eleve a sua auto-estima, ganhe flexibilidade e força, perca peso! Aproveite! O jiu-jitsu é para você!
Colaboração:
KRUGER, G. Faça Jiu-Jitsu se for Mulher!
Instrutora: Gisele Kruger
Responsável pela Turma Feminina da Olímpia Confiance Jiu-Jitsu
Filiada a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu CBJJ nº 23175.
Endereço: Santa Catarina, 836 – 2º Piso, Floresta
Telefone: (47)3028-6669
E-mail: giselekjj@gmail.com
Site: www.associacaoolimpia.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente aqui! Escolha Comentar como Nome/URL, digite seu nome, clique em OK, e coloque seu comentário.