Jiu-Jitsu

1. JIU-JITSU
1.1 Origem

O Jiu Jitsu nasceu há mais de 2500 anos. Criado por monges budistas, um povo nômade e franzino que freqüentemente era saqueado por outros povos e que, por sua religiosidade, não podiam usar armas, desenvolveram uma forma de defesa baseada no estudo dos movimentos dos animais, tendo como princípio a força de alavanca que permitia um indivíduo bem mais fraco, vencer um mais forte e pesado. Logo esta forma de luta cruzou a Ásia e chegou ao Japão onde se tornou a luta dos samurais, exímios guerreiros que tinham como função defender seus senhores se preciso, com a vida. Os samurais dominavam varias técnicas de combate como facas, lanças e arco e flechas e tinham no jiu jitsu, sua luta de corpo a corpo. O jiu jitsu se destacava, apesar da agressividade da época, por características como equilíbrio e flexibilidade que venciam a força bruta.
Fonte: Fábio Gurgel

1.2 Jiu- Jitsu no Brasil

Com a abertura dos portos Nipônicos ao ocidente foi decretado pelo imperador japonês crime de lesa-pátria ensinar jiu jitsu no Japão, como tentativa de preservar o jiu jitsu como cultura exclusiva do povo japonês. Porém, após a primeira guerra mundial, houve uma grande imigração do povo japonês e o Brasil foi o país escolhido pelo conde Maeda Koma, campeão japonês da época, para viver. Maeda chegou ao Pará em meados de 1920 onde conheceu Gastão Gracie, homem influente na cidade de Belém do Pará e que o ajudou na nova cidade. Em gratidão ao amigo, o conde Maeda Koma ensinou jiu jitsu ao filho mais velho de Gastão, Carlos, que em pouco tempo já dominava as técnicas e dava aulas.

 Mas foi seu irmão Helio Gracie que desenvolveu o jiu jitsu, a ponto de o esporte hoje, ser reconhecido como a forma mais perfeita de luta de todo o mundo. Helio, com seus 63 quilos, venceu adversários com mais de 100, provando assim que a técnica vence a força. Essa cultura, hoje reconhecidamente brasileira, faz com que exportemos nosso jiu jitsu por todo o mundo, tendo o Japão como grande consumidor de nossa arte.

A palavra Jiu Jitsu significa “arte suave” devido a seu princípio de ceder para vencer, usar o peso e a força de seu adversário contra ele mesmo e, ainda, de criar para cada técnica, uma força de alavanca que lhe permita mover um oponente muito mais forte e pesado. Esse princípio orientador é fazer o uso mais eficiente das energias mental e física.
Fonte: Fábio Gurgel

1.3 Jiu-Jitsu Joinville

Oriundo dos MOSTEIROS HINDUS onde foi concebido como uma forma de defesa alternativa.Baseado num jogo inteligente de força e contra força,equilíbrio em lançamentos movimentos divergentes,além de ser uma arte marcial,o JIU-JITSU poderia ser classificado como uma ciência exata dos movimentos coordenados.

O JIU-JITSU teve seu início na Índia,mas encontrou sua verdadeira Pátria inicialmente no Japão,tornando-se lá o esporte nacional,onde deu origem as mais diversas modalidades de luta,posto,que de suas diversas escolas surgiram o JUDÔ, KARATÊ, AIKIDÔ  e dezenas de outras artes marciais.

Com a primeira Grande Guerra,japoneses migram para o Ocidente e uma grande parte para o Brasil.Belém do Pará foi a cidade escolhida por Mitsuo Maeda,o Conde Koma,legendário campeão japonês de JIU-JITSU e por isso nomeado adido comercial do Japão em terras do Grão-Pará,para viver. Coincidentemente lá também residiam Gastão Gracie e seus cinco filhos: Carlos, George, Osvaldo, Gastão e Hélio. Homen influente,o patriarca dos Gracie conheceu o Conde, ajudando-lhe na nova cidade e logo conquistando a sua amizade.

Certo dia e como gratidão ao amigo o conde decidiu ensinar na condição de segredo a mais perfeita forma de luta ao filho mais velho de Gastão, Carlos. Dotado de uma aptidão quase metafísica para as lutas e dono de uma coragem extraordinária, Carlos Gracie, credenciado por tais qualidades, veio a tornar-se depositário da amizade e da admiração do conde.

 Carlos no alto de sua genialidade em pouco tempo dominava com perfeição todas as técnicas, logo começando a ensinar também os irmãos. Era o início de um clã que dominaria o meio de lutas no Brasil e posteriormente, no mundo.

Ao adquirir tais conhecimentos à família Gracie numa total entrega apaixonada,devotou sua vida e a de seus filhos e netos ao desenvolver, difundir e ver reconhecido o valor do Jiu-Jitsu. Dando assim origem ao Jiu-Jitsu Brasileiro(Brasillian Jiu-Jitsu).

 Em Joinville a Arte Suave, como é conhecido o Jiu Jitsu está presente há 15 anos (desde 1994). Iniciou-se com a chegada do então faixa azul, Fabio Curi, aluno do Professor Carlos Lima (equipe Kioto) do Rio de Janeiro. Veio com o intuito de exercer seu ofício de advogado e resolve com a bandeira de Paulo Sergio (equipe Alliance) ministrar aulas na condição de instrutor na Academia Civi, permanecendo até 1996, quando mudou-se para academia Perfetto Sport.

Em dezembro de 2000, o Professor Fabio Curi, já com a faixa preta, resolve retornar ao Rio de Janeiro e deixa como instrutor responsável, faixa roxa, Allan Bastos.

Em setembro de 2004, a equipe Alliance muda de sede e as aulas passam a ser ministradas na Associação Olímpia de Artes Marciais, e permanecem ate hoje. Entretanto, em outubro de 2005, o já faixa preta Allan Bastos, por motivos profissionais muda-se de Joinville para Curitiba, passando para seu aluno faixa marrom Jeferson Cruz a responsabilidade da equipe. 

No mês de setembro de 2007 o instrutor Jeferson Cruz recebe a faixa preta no evento Sul Brasileiro Alliance realizado em Joinville, passando assim a ser o atual professor e responsável pela equipe em Joinville.
Prof. Jeferson Cruz
Faixa Preta

1.4A Luta
A palavra Jiu Jitsu significa "arte suave" por ter como princípio ceder para vencer, usar o peso e a força de seu adversário contra ele mesmo. O conceito dessa arte marcial consiste em permitir que um praticante mais fraco possa dominar outro mais forte, o que exige o uso mais eficiente das energias mental e física. O objetivo do Jiu Jitsu é dominar o adversário, entretanto o princípio básico é a defesa pessoa.
Três habilidades principais devem ser dominadas pelo praticante de jiu jitsu: o movimento, o equilíbrio e a alavanca.

O movimento será utilizado para criar as situações de perda de equilíbrio do adversário, o que lhe proporcionará a oportunidade de atacá-lo enfraquecido, pois sem equilíbrio não existe a força. O equilíbrio próprio deve ser mantido sempre para que se tenha controle dos movimentos e para que se chegue com mais facilidade às posições de alavanca. A alavanca é usada para ampliar sua força e lhe permitir mover seu adversário ou mesmo atacá-lo. Ao dominar as três habilidades descritas acima, um estrategista de jiu jitsu pode maximizar seu poder evitando, ao mesmo tempo, que seu oponente tire vantagem da força que tem. Um conhecedor da arte jiu jitsu sabe que a força só tem valor quando pode ser colocada em ação e, com a técnica apropriada, até mesmo uma criança pode vencer um poderoso adversário.

Com esses conceitos não quero dizer que a estratégia do jiu jitsu seja uma arma exclusiva para os fracos ou pequenos; pessoas ou empresas, grandes e fortes, se souberem usar esses conceitos aliados à sua força, se tornarão concorrentes extremamente perigosos. A força pura não significa muito, mas quando encontramos adversários do mesmo calibre de conhecimento, ela se torna um diferencial determinante para a vitória.

A prática do Jiu Jitsu proporciona diversos ganhos aos alunos, como aumento da flexibilidade, perda de peso, força física, aumento da autoconfiança e da autoestima.
Fonte: Fábio Gurgel

1.5 Graduação
a) Sistema de faixas e idades correspondentes conforme Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu - CBJJ.
Todas as idades a serem observadas a seguir devem ser calculadas pelo ano do nascimento. Logo a idade do atleta é sempre a que ele irá completar no ano corrente.

Faixa
Idade
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
Branca


















Cinza


















Amarela


















Laranja


















Verde


















Azul


















Roxa


















Marrom


















Preta



















Observações: a) Para obter a faixa roxa aos 16 anos o atleta tem que ter sido faixa verde por no mínimo 2 anos. b) Para obter a faixa roxa aos 17 anos o atleta tem que ter sido faixa verde por no mínimo 1 ano e azul por 1 ano.c) Caso o atleta seja graduado da faixa verde direto para a roxa o tempo de carência para a marrom passa a ser de 2 anos. d) Para obter a faixa preta aos 19 anos o atleta tem que ter sido marrom por 1 ano

b) Tempo mínimo para Exame de Graduação

Faixa
Idade
Tempo mínimo CBJJ
I . BRANCA
Iniciante, qualquer idade
Azul para Roxa – 2 anos

Roxa para Marrom – 1 ano e ½

Marrom para Preta -  1 ano
II. CINZA
04 a 06 anos
III. AMARELA
07 a 15 anos
IV. LARANJA
10 a 15 anos
V. VERDE
13 a 15 anos
VI. AZUL
16 anos ou mais
VII. ROXA
16 anos ou mais
VIII. MARROM
18 anos ou mais
IX. PRETA
19 anos ou mais
X. VERMELHA E  PRETA

XI. VERMELHA
68 anos
(Disponível em: http://www.cbjj.com.br/graduacao.htm - Acesso em: 03/11/08)

Os tempos acima devem ser contados a partir do dia do cadastro do atleta na CBJJ/ IBJJF em cada faixa. O tempo que o atleta vai levar para ser graduado fica a critério de cada professor, devendo ser respeitada apenas a carência mínima em cada faixa.

c) Sistemas de faixas e graus

           As faixas branca, cinza, amarela, laranja, verde, azul, roxa e marrom possuem 5 níveis de graduação: faixa lisa e mais 4 graus, sendo de responsabilidade do professor conceder esses graus em cada uma dessas faixas.  A faixa preta se subdivide em sete diferentes níveis de graduação: faixa preta lisa e mais 6 graus.



2. OLÍMPIA

2.1 Aula de Jiu-Jitsu

            Na Associação Olímpia, a aula de Jiu-Jitsu  é ministrada pelo Prof. Jeferson Cruz – Faixa Preta (Equipe Alliance Jiu-Jitsu).

As aulas compreendem as seguintes atividades:
o      Defesa Pessoal (Em pé e no solo)
o      Técnicas de luta no solo
o      Técnicas de luta de jiu-jitsu sem kimono (submission)
o      Projeções (Quedas)

              A duração da aula é de 90 minutos, sendo ministrada através de treinamento prático, iniciando-se com o aquecimento para melhora do condicionamento físico, alongamento, treinamento de força e explosão muscular, sendo seguido pela parte técnica com repetições dos movimentos e de técnicas. 

2.2 Jiu- Jitsu p/ Mulheres

           

Com o intuito de melhorar a saúde, e proporcionar segurança as mulheres joinvilenses, a Associação Olímpia dedicou um horário e mensalidade exclusiva para elas.



Disponível em: http://www.fpjj.com.br/downloads/6.pdf  - pág 6   Acesso em 21/10/2010


2.3 Faça uma Aula!

Conheça nossa academia e venha fazer parte da nossa turma.
O Jiu-Jitsu pode ser praticado por homens, mulheres e crianças.

EXPERIMENTE!



2.4.Perguntas Freqüentes

a) Qualquer um pode praticar Jiu-Jitsu?
Sim. O jiu jitsu é uma arte marcial baseada em forças de alavanca que permite ao praticante mais fraco e mais leve vencer um mais forte e mais pesado. Por esse motivo é indicado para todos independentemente de sua condição física, idade ou tamanho.

b) Estou fora de forma e desejo perder peso, consigo isso com o Jiu-Jitsu?
Nas aulas de jiu jitsu você melhora seu condicionamento físico de forma bastante lúdica, uma vez que executando as técnicas você trabalha todo o corpo, ganhando flexibilidade e força muscular, além de uma boa queima calórica que o ajudará na perda de peso.

c) Qual o risco de me machucar no Jiu-Jitsu?
Segurança em nossa academia é primordial, embora acidentes possam acontecer, como em qualquer outra atividade. No jiu jitsu a contusão geralmente acontece por descuido do próprio praticante na execução da técnica, mas a atenção de nossos instrutores a cada movimento do aluno torna este fato raríssimo, fazendo do jiu jitsu um esporte bastante seguro.

d) Em quanto tempo posso me graduar no Jiu-Jitsu?
O jiu jitsu tem duas ordens de faixa dependendo da idade do praticante: até 15 anos o aluno recebe as faixas amarela, laranja e verde e a partir dos 16 anos, a primeira graduação é a azul seguida da roxa, marrom e preta.
Temos em nossa academia um sistema de graduação definido onde você se prepara para seu exame de faixa com tempo determinado pelo número de aulas que você faz. Confira todo o sistema no ícone graduação.

e) Como funciona uma típica aula de Jiu-Jitsu?
A aula inicia com um aquecimento que serve também como condicionamento físico,variando todos os dias entre alongamento, treinamento de força, explosão e etc...Após o aquecimento, vem a parte técnica com repetições dos movimentos de defesa pessoal, técnicas de domínio e ataques de chave de braço, estrangulamentos, chaves de pé e perna, deixando para o final da aula a parte de treinamento de luta.
Fonte: Fábio Gurgel